segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Libertadores III: Grêmio tenta ser “TRI-Legal”!



Continuando a série que apresenta as equipes que disputam a Copa Libertadores da América em 2009, chegou a vez do Bi-Campeão Grêmio, que tenta em 2009 a mesa coisa que o Cruzeiro, ou seja, igualar o São Paulo como clube brasileiro que mais vezes conquistou o título da competição continental.

O Grêmio de Football Portoalegrense(escrito em inglês mesmo) venceu o torneio pela primeira vez em 1983, com um elenco comandado pelo atacante Renato Gaúcho. 12 anos depois, o Tricolor Gaúcho voltou a vencer a competição com um time que tinha, entre outros atletas, uma dupla de ataque que marcou época no clube, Paulo Nunes e Jardel.

A equipe gaúcha investiu bem em reforços e chega com um elenco mais forte que o time que conquistou o vice-campeonato brasileiro ano passado.

Elenco:

No gol, Vítor(foto) chega com credibilidade perante os gremistas depois de uma excelente temporada em 2008. O jogador busca fazer com que os torcedores tenham por ele, a mesma admiração que mantêm até hoje por Danrlei, que está no Brasil de Pelotas, mas que marcou época com a camisa 1 gremista.





Para as laterais, o clube contratou reforços importantes que devem ajudar a manter o equilíbrio do time durante a disputa da competição. Na direita, a missão de defender e, principalmente, de apoiar o ataque fica com Ruy Cabeção, que começou bem o ano no Estadual. Já na esquerda, mais uma chance pra Jadílson(foto), que chega a um novo clube depois de ter despontado bem no Goiás e ter ficado esquecido no São Paulo e no Cruzeiro.




Na zaga, a base de 2008 foi mantida para este ano, e ainda ganhou o reforço do ex-corinthiano Fábio Ferreira, que sofreu bastante com as críticas em seu antigo clube. Apesar de sua chegada, o jogador deve ser reserva, já que Celso Roth, se optar pelo esquema 4-4-2, já tem sua dupla titular: Léo e Réver(foto).



No meio-campo, a principais características do futebol gaúcho segundo as tradições e a história devem ser mantidas este ano. O preenchimento de espaços e a posse de bola do setor mais importante da equipe passará pelos pés, dentro outros, de Makelele, ex-Palmeiras, e do uruguaio Orteman. Posse de bola retomada com sucesso, caberá a Tcheco, de contrato novo com o clube, a missão de abastecer o ataque. Para ajudá-lo, o clube aposta em Douglas Costa(foto) que é considerado a princpal promessa da equipe depois de Ânderson.


No ataque, os reforços chegaram e a dupla deve ser diferente este ano. Com as constantes contusões de Perea, o colombiano deve perder espaço para Alex Mineiro, que veio do Palmeiras com 37 gols marcados na temporada 2008 na bagagem. Para fazer companhia para o artilheiro, chegou Herrera(foto). O ex-ídolo corintiano, apesar dos 22 gols marcados na temporada passada, tem como principal característica seu jeito brigador de jogar, além de ser um bom “garçom”. Pelo visto, gols não devem faltar.

Grupo:

O Grêmio tem o grupo teoricamente mais fácil dentre os clubes brasileiros da Libertadores. A equipe de Celso Roth enfrenta na primeira fase da competição o fraco Aurora, da Bolívia; Boyacá Chicó, desconhecido time da Colômbia, e o vencedor do confronto entre Pachuca, do México; e Universidad do Chile. Qualquer um que passar deste confronto deverá ser o adversário mais forte da equipe brasileira.

História:

A maioria dos gremistas de hoje lembra com mais detalhes da última decisão de Libertadores que o clube venceu. Em 1995, com um empate contra o Atlético Nacional da Colômbia, o time comandado por Luis Felipe Scolari chegou ao bi-campeonato. A narração é de Galvão Bueno, pela Rede Globo.

5 comentários:

Disciplina de Radiojornalismo disse...

Vejo o Grêmio como um time com prazo de validade vencido. Creio ser difícil manter o desempenho de 2008, isso não significa queserá um time medriocre em 2009.

Só acredito que não fará tanto sucesso assim. Mas veremos né?

Ronaldo Ruiz disse...

Fala, Diego!
Legal essas análises dos times que disputarão a Libertadores. Estou na espera da sua avaliação do São Paulo.
Respondendo a sua pergunta no meu blog: sim, hehehe, sou eu!

Márcio Bracioli disse...

Volto a afirmar. Boca e São Paulo são sempre favoritos.

Concordo com o Clems, o Grêmio já 'venceu!'

Anônimo disse...

Lembrem-se, Grêmio é sempre Grêmio, ninguém os esperava na final da Libertadores em 2007. Os gaúchos sabem muito bem como jogar a libertadores.
Porém, acho que a falta de um técnico mais gabaritado fará falta ao Grêmio na competição.

Anônimo disse...

A tradição gaúcha vai forte para 2009. Abraços fera.