sábado, 24 de janeiro de 2009

Libertadores I: Cruzeiro tenta o Tri!



A partir de hoje, começo aqui no blog uma série de textos sobre as equipes brasileiras que disputam a Copa Libertadores da América em 2009.

Começo hoje com o Cruzeiro Esporte Clube, que mais uma vez chega à competição continental. A equipe dirigida pelo técnico Adílson Batista tenta o Tri-Campeonato da competição, depois de conquistar os títulos em 1976 e 1997.

O time não investiu tão pesado em contratações como em anos anteriores, mas vêm mantendo a base que já levou o time duas vezes seguidas ao grupo dos quatro primeiros do Campeonato Brasileiro.


Elenco:



No gol, Fábio(foto), mesmo que as vezes inseguro em alguns lances, tem total confiança da comissão técnica celeste.




Nas laterais o clube tem dois reforços no elenco deste ano, Jancarlos, que não foi bem no São Paulo, chega ao clube para ser titular. Já na esquerda, está de volta um velho conhecido da torcida, Sorín(foto), porém, sem a condição física ideal.




A zaga, um dos pontos mais vulneráveis e criticados em alguns jogos do Brasileirão, mais uma vez terá como comandante o ainda jovem Thiago Heleno(foto), Léo Fortunato e Leonardo Silva disputam a outra vaga(isso claro se o esquema for o tradicional 4-4-2).



O meio-campo trás duas peças muito importantes no esquema, e as principais responsáveis pela classificação do Cruzeiro no Brasileirão 2008: Ramires(foto) e Wagner. O primeiro um dos destaques do campeonato que de promessa já virou realidade na Toca da Raposa. O segundo é o cérebro do time, e apesar de ainda ser bastante inconstante, é o jogador a ser marcado pelo adversário.




No ataque, Adílson Batista tem boas opções. Thiago Ribeiro, que teve um ano “xoxo” em 2008, continua como uma boa opção. Mas os favoritos para a vaga são o jovem Guilherme, artilheiro do time ano passado, e Wellington Paulista(foto), que chega com status de “matador” do Botafogo. Ainda existe a possibilidade do setor ter o reforço de Kleber, ex-Palmeiras.


Grupo:


O Cruzeiro está no Grupo 5, ao lado dos fracos Universitário Sucre, da Bolívia, e Deportivo Quito, do Equador. Resta a definição do principal adversário do clube na primeira fase na minha humilde opinião, que sairá do confronto entre Estudiantes, da Argentina, e Sporting Cristal, do Peru.


História:


Aliás, por falar em Sporting Cristal, encerro este post com um vídeo emocionante. Com a narração de Galvão Bueno pela Rede Globo, Elivélton fazia o gol do bi-campeonato do Cruzeiro na Libertadores em 1997. Depois, segue a festa dos jogadores e da torcida.



Um comentário:

Disciplina de Radiojornalismo disse...

O Cruzeiro é um time que jamais pode ser desprezado ou menosprezado. O time mineiro manteve a boa base de 2008 e vem trazendo alguns jogadores pra completar o time.
A minha aposta fica pra Thiago Ribeiro, um atacante nato, foi prejudicado por ter chego ao time no meio do campeonato, e começando agora a temporada junto com o elenco pode ser o titular ao lado do Guilherme, este claro se continuar na equipe.

O maior acerto da diretoria foi sem dúvidas manter o Adilson na equipe, um ótimo técnico.

O que pode atrapalhar a Rapoza em 2009 é a sua torcida que é uma das mais burras do Brasil. Ou vão me dizer que vaiar sua equipe com ela vencendo uma partida é inteligente?