sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Emoção à vista com o início do Paulistão 2009!

“Saiu a bola. TIRO LIVRE”. Como diria o narrador do antigo do Campeonato Brasileiro para o Super-Nintendo, está no ar o blog “Tiro Livre”. “Viva Sena!”. O primeiro destaque não poderia deixar ser esse, depois de um grande período ocioso, o futebol está de volta no estado de São Paulo cercado de expectativa. Apesar de não ser prioridade, a competição estadual é a primeira no calendário dos clubes e é para ela que os elencos já estão se preparando. Vamos ao “resumão” das principais equipes que estarão brigando pelo título na competição.

Corinthians:


“Aqui tem um bando de louco...”. A frase que virou clichê entre os corintianos está mais viva do que nunca pra 2009, ainda mais depois da chegada do badalado Ronaldo Fenômeno. O colecionador de gols e títulos agora enfrenta um novo desafio na carreira ao defender o clube com a maior torcida de São Paulo. Resta saber quando e em que condições o corinthiano verá o craque em campo.

Enquanto espera Ronaldo, o Corinthians deve iniciar o Paulistão com um ataque de pouco destaque formado por Jorge Henrique e Souza. O primeiro tem fama de “chato”, prende muito a bola e não tem tanta intimidade assim com o gol. Já o segundo, apesar de goleador, costuma ser encrenqueiro, além de sumir em algumas partidas também. Acredito estar abaixo da qualidade do ataque que encerrou a Segundona ano passado.

No mais, a mesma base que pulverizou os adversários na Série B, e a promessa de um bom preparo físico no início do campeonato, por ter iniciado os treinamentos antes, fator que pode ser fundamental. Deve se confirmar como o principal favorito ao título.

Palmeiras:

“Meu Deus!”. Parafraseando Roberto Avallone, faço essa exclamação por não entender o que aconteceu com o elenco do Palmeiras. Simplesmente mais da metade da qualidade do time do ano passado saiu pela porta dos fundos, e o torcedor teve de se contentar com reforços de equipes menores que disputaram o Brasileirão do ano passado.

Além disso, os palmeirenses noveleiros de plantão, além dos finais de “A Favorita” e “Pantanal”, ainda tiveram mais dois folhetins exclusivos para acompanhar durante o período de férias. Ao menos um deles teve final feliz, a jovem promessa Keirrison enfim passou de sonho à realidade. Já a novela envolvendo o Gladiador(não seria filme!?) Kleber, ainda não teve o seu final definitivo, que o torcedor aguarda sem muitas esperanças.

Luxemburgo diz que mesmo assim quer chegar ao Bi, mas ao que tudo indica terá trabalho para remontar o atual campeão! E a torcida terá que ter paciência...

São Paulo:

“Ô ô ô, Todo Poderoso Timão”. Ops, errei de grito. “Vai lá vai lá vai lá, vai lá de coração...”. Se bem que não estaria de todo errado se deixasse apenas a primeira opção, já que a máquina tricolor, ao que tudo indica, vem ainda mais avassaladora em 2009.

Além do time-base que conquistou o inédito tri Brasileiro ter sido mantido, chegaram ainda peças muito importantes, em sua maioria vindas do futebol carioca. Com o carrasco Washington agora a favor, o time deve brigar por tudo este ano.

Rogério, Miranda, André dias e Rodrigo; Wagner Diniz, Arouca, Hernanes, Hugo e Jorge Wagner; Borges e Washington; deve ser o time a ser batido neste ano. No Paulistão, porém, pode ter um pouco de dificuldades por ter sido o último a iniciar os treinamentos.

Santos:

“Se fôr pro Gol. Me chama que eu vou!” A frase de Dirceu Maravilha cabe bem pra esse time que o Santos está formando. Márcio Fernandes recebeu os reforços que pediu e acena com a possiblidade de um time muito ofensivo e ousado no Paulistão.

Pelo menos agora terá jogadores pra isso. Do Rio chegaram Lúcio Flávio e Madson, destaques de seus antigos clubes. Do Equador, chegou Bolaños(“Tá bom mas não se irrite!”), que ajudou a afundar o Flu na Libertadores em 2008. E o time ainda conseguiu repatriar Léo, para a posição de Kleber, que esta de saída.

Com certeza, no papel é um bom time, bem melhor que o do ano passado que foi fiasco em tudo que disputou, mas terá o mesmo problema do Palmeiras, ou seja, estará em plena montagem durante o campeonato. Ao menos, o Márcio terá mais peças pra montar o seu lego do que o Luxa.




Relembrando... Acho que dificilmente teremos uma final como essa de 2008, com um placar tão elástico. Bela recordação pro palmeirense na transmissão da TV Bandeirantes com narração de Luciano do Valle. Ao fundo, Marcos Klain, “solando” o belo hino do Palestra.

“Eeeeeeestá valeeeeendo”!

15 comentários:

Disciplina de Radiojornalismo disse...

Olá senhor Diego Fernandes, é uma honra escrever pela primeira vez aqui neste blog. Rapaz, você que já falava bem sobre futebol, agora vai mostrar pra todos como escrever super bem também. Esse primeiro comentário vou encerrar por aqui. Mas volto em outro pra comentar seu texto. Abração!!!

VF NUTRITION disse...

Diego! Primeiro pra te dar os parabéns pelo texto que escreveu sobre o meu Palmeiras hahahaha...brincadeira, tudo ficou ótimo, cara! Continue assim que vai longe! Estarei sempre aqui te dando a maior força e torcendo por você...O vídeo eu também gostei hahahahaha
Eu acho que sinceridade, irão brigar pelo título Palmeiras e Corinthians, os "bambis" não irão aguentar agora, pode ser que cheguem fortes ao brasileirão e no time do São Paulo eu acredito que deva jogar Hernanes e Jean no meio...Abração e sucesso!

Anônimo disse...

Grande Diego Fernandes. Eu sabia que vc era bom no rádio, mas notei que vc não é bom e sim super bom, seja no rádio e agora na escrita cara, ainda mais falando sobre um tema muito comentado por todo o território nacional e mundial: o futebol. Continue assim meu amigo que vc terá um futuro brilhante!! Forte abraço e estarei visitando sempre seu blog!!

Lucas Matheus disse...

E aí Diego! Obrigado por sua vista ao meu blog. Espero continuar sendo merecedor de seus comentários. Parabéns por este seu espaço, ficou muito bom. Agora, além de acompanhar seu trabalho pelo rádio, estarei sempre passando por aqui para conferir os seus textos. Já estou acompanhando o seu blog e vou linkar seu endereço a minha página também. Abraços!

Anônimo disse...

Saudades do time de 08 vei, onde o palestra foi campeao. Parabéns pelo blog vei, finalmente o jornalismo esportivo conta com os comentarios abalizados de sua pessoa. Vc vai longe, abraço.

Anônimo disse...

Dá-lhe Betão.
O estadual está ae, e com ele o início da temporada 2009. Como de costume os times de SP levaram a melhor no mercado da bola em relaçaõ aos outros estados. Por isso creio q o paulistão terá muitas emoções e espero que jogos de rivalidade. Nada contra os pequenos, e alguns bem estruturados times do interior. Mas seria interessante ver os 4 grandes classificando-se para a fase final. Muitas emoções por ae.
e parabens pelo blog betao

Anônimo disse...

Parabens!! Vc escreve mto bem! Mta sorte e sucesso!!!

Diego Fernandes disse...

Pois é, Clemerson. Prazer é meu de tê-lo passando por aqui!

Diego Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Diego Fernandes disse...

Valeu pela força Vinicius, mas o seu Palmeiras começa um pouco atrás viu, vamos ver como vai se desenvolver a montagem do time durante o campeonato!

Diego Fernandes disse...

Muito obrigado Ivan, valeu pelas palavras meu caro repórter!

Diego Fernandes disse...

Obrigado por acompanhar Lucas! E parabéns pela clareza das suas idéias e palavras!

Diego Fernandes disse...

É Cláudio, o time não volta mais, a torcida agora é pra venham outros hehe! Abraço!

Diego Fernandes disse...

Fala Abuda! Então, concordo que o Estado de SÃo Paulo se deu melhor nas contratações, estou preparando alguma coisa sobre o Estadual do Rio de Janeiro também, aí isso ficará mais claro!

Diego Fernandes disse...

Fer! Valeu pela visita e pelo comentário, sua visita será sempre muito importante e gratificante viu! Beijão!