Entre as principais equipes do país, times que começam a ganhar o entrosamento ideal com o passar dos jogos, brigando ponto a ponto pelos títulos estaduais e se preparando para o maior campeonato do país.
De cara, pode-se apontar várias equipes que entram diretamente na briga pelo título da competição. Algumas delas já tradicionais nos últimos anos da competição, como é o caso do São Paulo, que apesar de ainda não ter encontrado o seu melhor futebol nesta temporada, têm o elenco mais forte do país e deve mais uma vez entrar como um dos favoritos ao título nacional.
Outra equipe que pode ser considerada favorita também, pelo elenco montado, é o Internacional. Campeão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, apesar de Ter perdido o meia Alex, o time continua com um plantel respeitável, com peças de reposição à altura das que entram dentro de campo, o que em um campeonato longo(são 38 rodadas) é fundamental.
Outros times correm por fora, mas com uma boa sequência podem também dar trabalho no Brasileirão. São os casos de Fluminense, Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras. As quatro equipes contam com times fortes. O Flu terá desvantagem, já que deve perder Thiago Neves já no meio do ano, mas mesmo assim, conta com uma comissão de frente de respeito. No Cruzeiro, o elenco formado para a disputa da Libertadores, se fôr mantido também entra forte na disputa. O Grêmio, apesar das dificuldades do início de temporada, e da pressão sobre Celso Roth, tem um time mais forte que o de 2008, que foi vice-campeão. Já o Palmeiras, mais uma vez com ajuda da parceira Traffic, montou mais um grande time com o do ano passado, e promete lutar pelo título.
Fora eles, os já tradicionais Flamengo, Corinthians, Santos e Botafogo lutam para acertarem seus times, mas precisam de alguns reforços, do contrário, devem ficar nas zonas intermediárias da competição.
Enfim, pelo menos da minha parte, a expectativa já é muito grande. A lamentar somente esse campeonato gigantesco, que nunca acaba, preferia muito mais a fórmula anterior que vigorou até 2002. Mas como não é possível, resta torcer para que a expectativa de alta no campeonato todo se confirme, com bom futebol e grandes públicos.